top of page

Projeto do PET no Bairro Jardim Kennedy II

     A investigação socioeconômica de moradores urbanos é importante para gerar conhecimentos, subsidiar a tomada de decisões de políticas públicas de melhoria local. Estes estudos podem apontar necessidades e oportunidades para aplicação de tecnologias sociais, melhoria de renda e desenvolvimento social.

​

    Neste contexto, o bairro Jardim Kennedy II, localizado na zona sul do município de Poços de Caldas (MG), apresenta vários problemas de ocupação e precariedade urbana e necessita de estudos para resolução de problemas sociais e de infraestrutura. Este trabalho visar relatar o estudo do perfil socioeconômico dos moradores do bairro Jardim Kennedy II, este estudo é parte de um amplo diagnóstico socioambiental que vem sendo realizado no bairro pelo Grupo PET-Conexões de Saberes da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas desde o ano de 2011.

​

    Inicialmente foi organizada a visita ao bairro Jardim Kennedy II para reconhecimento da área e organização do cronograma de trabalho. Em uma segunda visita foi aplicado um questionário aos moradores do bairro. O questionário foi dividido em quatro partes: I Dados básicos e gerais do morador, II Dados relativos à ocupação geradora de renda do morador, III Dados relativos à participação social do morador dentro do bairro e IV Identificação de oportunidades. Foram aplicados 128 questionários em maio de 2012 distribuídos de forma homogênea por todo o bairro. Após a aplicação, os dados foram tabulados, quantificados e analisados. A maioria dos entrevistados possui apenas o ensino fundamental incompleto e destes, 51% estão com idade entre 41 e 60 anos e 27% com idade acima de 61 anos. E metade dos que possuem o ensino médio completo está entre 21 e 40 anos de idade (50%). Para os moradores com menos de um ano de residência no bairro, as carências são em âmbito estrutural e segurança. Os moradores com um a cinco anos de residência no bairro ressaltaram a necessidade de mais áreas de lazer (16%). Os residentes já há um período de seis a 10 anos, salientaram a melhoria na infraestrutura (13%).

​

    Quanto à participação, a maioria dos moradores demonstrou interesse em cursos ou palestras gratuitos e por atividades que ofereçam oportunidades de aumentar sua renda, no entanto, há poucas sugestões a cerca do assunto. Alguns moradores relataram, por exemplo: ter interesse em curso de costura, artesanato, cabeleireiro, e até mesmo de eletricista. Como aspectos positivos do Jardim Kennedy II, os moradores apontaram a tranquilidade do bairro e a nova creche. Como aspectos negativos, salientam a falta de pavimentação das ruas, as calçadas de danificadas, a falta de escola profissionalizante para que ocorresse uma ocupação do tempo dos jovens do bairro que se encontram nas ruas no período da tarde, a ausência de policiamento e falta de segurança dentro do bairro, principalmente em uma praça no local no período da noite.

​

    O perfil revela uma população residente em área carente e pouco privilegiada quanto a serviços sociais e urbanos. A maioria dos moradores interessados por atividades, mas não possuem propostas para sua melhoria de renda. As dificuldades são problemas de idade, saúde e falta de ideias, opções e oportunidades.

​

    O estudo pretende iniciar discussão com os moradores para potencializar as vocações locais de melhoria da renda, subsidiar tecnologias sociais, por exemplo, o oferecimento de cursos que aprimorem o conhecimento ou até mesmo qualifiquem os moradores, e por fim políticas públicas a serem introduzidas no bairro.
 

bottom of page