top of page

XXII ENAPET - 2017

    O grupo PET Conexões de Saberes do Campus Poços de Caldas, representado pelos petianos Carlos Henrique Firmino de Freitas, Gabriella Coimbra Rafael e Marcus Vinicius Andrade, participou entre os dias 23 a 30 de julho do XXII Encontro Nacional de Grupos PET - EnaPET, que neste ano foi sediado por Brasília.

​

    O evento reuniu em torno de 840 grupos PET, totalizando aproximadamente 900 petianos presentes, além de egressos do programa. Todas as regiões do país estavam representadas, bem como todos os âmbitos do ensino superior, universidades públicas e privadas.

  

  Neste ano a temática do evento foi os “Os incomodados é que mudam”, em que tinha-se como objetivo refletir sobre o que é ser petiano, suas atribuições e deveres, bem como seus direitos. Por conseguinte discutir o desenvolvimento e manutenção do programa.

​

    Foi possível participar de palestras e minicursos de diversas temáticas e ainda o evento contou com a apresentação oral e de exposição de trabalhos que os grupos PET desenvolvem nas suas Universidades, possibilitando a troca de experiências e aprendizado. O PET Conexões apresentou o trabalho “ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIFAL-MG, CAMPUS POÇOS DE CALDAS (MG)”, que foi muito bem avaliado.

​

  Na programação havia ainda o “Dialogo Petiano”, onde se discutia a responsabilidade petiana bem como pontos de mudança e melhoria observados pelos petianos, Grupos de Discussão e Trabalho (GDT) para se discutir ideias para o aprimoramento do programa e também para troca de experiências, além do Encontros por Atividades (EA) que possibilitou a socialização de conhecimentos e construção coletiva a respeito de uma  temática específica possibilitando a construção de estratégias e metodologias para novas práticas de inserção do tema no cotidiano PETiano. Todos pontos pertinentes para serem colocados em pauta, foram levados e discutidos na Assembleia  Geral.

​

    Houve também ida ao MEC, em forma de protesto pacifico, para exposição das nossas conquistas e necessidades como grupo presente em todo o país que contribui de forma ativa para melhoria do ensino superior.

​

    A participação no evento trouxe uma grande experiência, colaborando para o desenvolvimento pessoal, estudantil e profissional, além de proporcionar a formação de melhores petianos. Tendo uma nova perspectiva do programa, reforçando a responsabilidade petiana, e a importância da tríade ensino pesquisa e extensão no ensino superior, salientando os benefícios que as ações promovidas pelo PET, trazem não só para a comunidade acadêmica bem como para a comunidade externa.

bottom of page