top of page

CinePET: Setembro Amarelo

O Grupo PET-Conexões de Saberes de Poços de Caldas realizou na tarde dessa terça (25/09/18), o segundo CinePET do ano de 2018, um evento com o intuito de trazer produções audiovisuais relacionadas à temas diversos para a comunidade acadêmica.

O tema escolhido para este evento foi: “A saúde mental no âmbito universitário” uma vez que foi um tema pedido pelos participantes do evento anterior. Além disso, recentemente, em um grupo do Facebook para alunos da UNIFAL, um texto sobre a cobrança excessiva praticada pelos professores do campus foi publicado.

A intensificação do sentimento de ansiedade de fato acontece em um ambiente acadêmico onde há cobranças exacerbadas. Levando em consideração a série de campanhas em prol da vida que acontece no mês de setembro, o grupo entrou em consenso e escolheu a temática em questão para ser abordada durante o Setembro Amarelo.

A sessão contou com a exibição do filme “Geração Prozac”. Logo após um vídeo do canal Muro Pequeno, denominado “Saúde Mental na Universidade” foi exibido para contextualizar o filme e o tema abordado. Seguindo a programação do evento, a discussão que se discorreu após as exibições audiovisuais foi coordenada pelos petianos presentes.

Durante a discussão, não houve participação dos discentes não-petianos. A psicóloga do campus, Rosana Tavares, esteve no evento e, também levantou tópicos importantes acerca do tema. Apesar da ausência de participação, ao final do evento, uma aluna procurou uma petiana e disse que estava com princípio de depressão e que sentia que era muito difícil falar sobre, ainda mais em público. Isso enfatiza a importância de se discutir e, em casos de pessoas próximas, intervir nesse tipo de situação, uma vez que depressão causa inúmeros malefícios à saúde.

Apesar da dificuldade em trazer à luz eventos a respeito desse tema em um ambiente universitário como o do campus Poços, enfatiza-se que aos poucos, vem avançando e abrindo para temas de cunho mais social. Um grande passo foi a presença da psicóloga Rosana, que está no campus desde fevereiro do ano passado.

O evento foi finalizado e em seguida, os discentes que prestigiaram as exibições audiovisuais receberam um formulário para avaliação. Tal avaliação permite à equipe PET-Conexões de Saberes o melhoramento contínuo do CinePET.

bottom of page