top of page

Cursinho Saberes semeando o Futuro

No primeiro semestre de 2019, os integrantes do Grupo PET Conexões de Saberes fizeram uma descoberta que os deixaram muito contentes e orgulhosos, em relação aos projetos e trabalhos que estão sendo desenvolvidos ao longo da trajetória do Grupo. A grande descoberta envolve uma ex-aluna do Cursinho Saberes (um cursinho preparatório para o Enem e Vestibulares), Isabela Parolis Martins, que atualmente é discente na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Após ingressar na universidade, Isabela observou que ao redor de seu Campus haviam comunidades carentes e que não existiam projetos voltados a auxiliá-las. Então, através de sua experiência como um dos beneficiados por um projeto desenvolvido pelo Grupo PET, – o qual tem como objetivo atender as comunidades carentes da cidade de Poços de Caldas (MG) e auxiliar os jovens no ingresso ao ensino superior – Isabela em conjunto com outros discentes e com auxilio de alguns docentes, criou um projeto chamado ComunICA: Cursinho Comunitário do ICA.

Tendo conhecimento de tudo, o Grupo PET entrou em contato com a Isabela e fez uma breve entrevista, a qual se encontra abaixo:


1. Como soube do Cursinho Saberes da Unifal?

R: Na época, estudava no Colégio Municipal e alunos da Unifal, integrantes do projeto, passaram nas salas divulgando o cursinho e explicando a disposição de vagas bem como métodos de ingresso.


2. Qual foi a importância do Cursinho para ingresso na Universidade?

R: Por possuir mãe manicure e pai desempregado, não conseguiria arcar com um cursinho particular naquele momento, muito menos criar sozinha um cronograma de estudos compatível com todo o conteúdo abordado no ENEM para estudar em casa, principalmente em disciplinas com nível de complexidade elevado. Sendo assim, o auxílio dos professores do cursinho, principalmente por desenvolverem papel de professor e aluno, possibilita o entendimento das dificuldades reais de um estudante, bem como desenvolvimento de metodologias compatíveis ao que se está sendo estudado, ajudaram imensamente e mim, e tantos outros a ingressarem no tão sonhado curso, inclusive em boas Universidades Federais, como a UFMG.


3. Qual foi a motivação para montar um cursinho na UFMG?

R: Ao chegar na UFMG campus Montes Claros, notei que os bairros ao nosso entorno eram extremamente carentes, mas com pessoas muito motivadas a seguirem seus sonhos, precisando apenas de oportunidade, apoio e alguém que realmente acreditasse que eles seriam capazes de chegar onde queriam. Com isto em mente, procurei o vice-diretor do campus e propus a criação do ComunICA – Cursinho Comunitário do ICA UFMG, e de imediato abraçou a causa e fundamos o projeto. Além disto, por sermos uma universidade federal, custeada por impostos pagos pela população, nada seria mais justo do que voltarmos nossos frutos a quem nos possibilita estudar, por meio de um projeto de extensão na sua essência, dividindo com a comunidade o que há na universidade.


4. Quais os principais benefícios do cursinho em desenvolvimento que você participa atualmente?

R: Atualmente atendemos a 100 alunos provenientes de escolas publicas que possuem um enorme potencial e muitas vezes não acreditam em si mesmos, se colocam a prova a todos os momentos, e cabe a nós, supervisores e professores, apoiar e vibrar com cada pequena conquista destes alunos, desde a resolução de uma equação simples até a escrita de uma redação de qualidade, ajudando-os a criar a autoconfiança necessária para esse momento crítico. Sendo assim, os cursinhos comunitários como um todo entram neste contexto como uma forma de democratizar o acesso ao ensino superior, demonstrando de forma prática que mesmo as pessoas que não possuem condições para arcar com um pré-vestibular pago podem sim seguir seus sonhos, que são tão capazes quanto qualquer outro, e é importante saberem que na comunidade há alguém olhando por elas e auxiliando nessa jornada.


5. O que diria para alunos da rede pública de ensino médio sobre prosseguir nos estudos? Quais conselhos daria?

R: O principal ponto é não se cobrar tanto, vivemos em uma sociedade onde tudo deve ser imediato e exato, e na vida nem sempre as coisas acontecem dessa forma. Desde que ingressamos no ensino médio somos cobrados da decisão de qual curso seguir, e muitas vezes não nos conhecemos o suficiente para decidir algo desta magnitude, e acabamos entrando em cursos que não gostamos apenas para satisfazer o desejo de outras pessoas.

Tudo bem não saber qual curso se encaixa melhor nas suas perspectivas e tudo bem também entrar em um curso e ver que não é nada do que se esperava e então decidir mudar, não se cobre por não ter escolhido o curso certo de primeira, porque o que ninguém te conta é que todo mundo passa por isso!

Não se compare aos outros, cada um tem seu próprio tempo e sua própria jornada a seguir, qual seria a graça do mundo se todos fizessem exatamente a mesma coisa e no mesmo tempo? Nunca compare seu sucesso aos demais, enquanto para uns sucesso é estar em um centro cirúrgico, para outros sucesso é estar em uma sala de aula, a definição de sucesso varia de indivíduo para indivíduo, saiba qual a sua definição e lute por ela.

Não é o fim do mundo querer tirar um ano para si antes de ingressar no ensino superior, e também não é o fim do mundo ingressar logo ao fim do ensino médio. Aceite que sua jornada, por mais que pareça duvidosa no início, é exclusivamente sua, e é linda exatamente por isso, e que você pode muda-la quando bem entender, dar a ela o rumo que quiser, porque você é capaz de realizar todos os sonhos que se passam em sua mente. Você é capaz de conquistar o mundo, só nunca duvide de si mesmo!



Cursinho ComunICA
Isabela Parolis, ex-aluna do Cursinho Saberes


Para saber mais sobre o projeto criado na UFMG – Campus de Montes Claros, basta acessar o link: https://www.facebook.com/cursinhoica/


Finalizando, gostaríamos de parabenizar a Isabela Parolis pela iniciativa. Temos certeza de que você tem um grande e maravilhoso futuro pela frente, e é muito gratificante para nós sabermos que fazemos parte de tudo isso, e vermos que a semente que plantamos está crescendo mais a cada dia. Parabéns Isabela!

bottom of page